Legislativo

Como Prevenir e Tratar Doenças Cardiovasculares: Uma Palestra Orientadora

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na tarde desta quarta (5), a Câmara Municipal de Osasco recebeu o médico Lucas Barbieri para falar sobre doenças cardiovasculares e cateterismo. O procedimento é uma das maneiras de remediar ou prevenir doenças do coração.

Estavam presentes também a enfermeira da rede municipal de saúde Aline Machado e o médico Vitor Cardoso, diretor clínico do hospital municipal Celso Giglio. O debate foi uma iniciativa da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos).

Lúcia disse que a ideia por trás desse Plenário Especial era de esclarecer os munícipes sobre como lidar com esses problemas de saúde e onde buscar auxílio na rede municipal de atendimento.

Também de acordo com a vereadora, “85% dos casos em unidades de alta complexidade são de infarto e AVC. Há uma diferença entre os gêneros, as mulheres costumam procurar atendimento médico com mais frequência do que os homens”.

“Doenças cardiovasculares são a terceira maior incidência de atendimentos em hospitais e a número um em unidades de alta complexidade”, disse o cirurgião vascular Lucas Barbieri no início da exposição sobre o tema.

Barbieri falou sobre como a prevenção propicia atendimentos melhores e procedimentos menos invasivos: “Fizemos cerca de 1500 atendimentos no hospital municipal, são intervenções menos drásticas do que uma cirurgia de peito aberto”, comparou.

O médico também abordou a importância de uma abordagem integrada: “Alimentação saudável, hidratação e prática de esportes são fundamentais na prevenção de doenças cardíacas. Somente não conseguimos intervir em fatores genéticos”, disse Barbieri.

Já a enfermeira Aline comentou sobre as diferenças no encaminhamento dos casos: “Os atendimentos de emergência são feitos em Unidades de Pronto Atendimento e hospitais, já os acompanhamentos são feitos em Unidades Básicas de Saúde”.

Vitor Cardoso, diretor clínico do hospital municipal Antônio Giglio, ressaltou a importância do diagnóstico precoce: “Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais chances o paciente tem, evitando cirurgias e amputações”.

MULTIMÍDIA »» FOTOS (breve) | VÍDEO

Palestra indica como lidar e tratar doenças cardiovasculares

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax