Barueri

Câmara Municipal de Barueri lança campanha para ensinar manobra de socorro a casos de asfixia em escolas, restaurantes e lanchonetes

Apoie o PlanetaOsasco

Escolas e creches de Barueri terão que afixar cartazes explicativos sobre como lidar com pessoas engasgadas com comida. O objetivo é socorrer prontamente as vítimas desse tipo de asfixia obstruem as vias respiratórias. A medida também será obrigatória a restaurantes, lanchonetes ou qualquer estabelecimento comercial em que haja consumo de alimentos.

Trata-se de um projeto de lei aprovado pelos vereadores na sessão de terça-feira, 25, que obriga os estabelecimentos a colocar os avisos em local visível e com ilustrações que demonstrem o passo a passo da manobra de Heimlich, como é conhecido o procedimento de socorro nesses casos. Os cartazes deverão conter também telefones dos serviços de emergência.

“A divulgação dessas informações em escolas, creches, restaurantes e lanchonetes, locais de frequente ocorrência de asfixia por aspiração de alimentos é uma medida extremamente barata que pode contribuir para salvar muitas vidas”, justificou o vereador Keu Oliveira (PTB), autor do Projeto de Lei 21/2023.

 

Manobra de Heimlich

Nomeada em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra foi descrita pela primeira vez em 1974 e consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax